6 MOTIVOS PARA VOCÊ IR ATRÁS DA SUA ISENÇÃO DE IR

Eu sei que você não aguenta mais ver a sua aposentadoria ter cada vez menos poder de compra, enquanto a Receita Federal come uma boa parte do pouco que você recebe.

Mas o que eu também sei, é que muitas pessoas na mesma situação que você são isentas do Imposto de Renda em cima da aposentadoria e pensão e ou não sabem disso ou não vão atrás de garantir esse direito.

Durante muito tempo, eu trabalhei garantindo essa isenção do IR para diversos contribuintes com doença grave e, por isso, vou te contar, nesse rápido texto, seis bons motivos para você ir atrás da sua isenção agora mesmo.

Se você é aposentada, pensionista ou militar reformada, você tem direito à isenção do Imposto de Renda se for portadora de alguma doença grave.

Imagem por Freepik

QUEM TEM DIREITO À ISENÇÃO?

Contribuintes que recebem aposentadoria, pensão ou são reformados e são portadores de alguma doença grave tem o direito de não pagar Imposto de Renda em cima desses rendimentos, ou seja, são isentos de Imposto de Renda.

É o que acontece com aposentados, pensionistas e reformados que possuem as seguintes doenças, conforme prevê a Lei nº 7.713:

– AIDS e HIV

– Alienação Mental

– Cardiopatia Grave

– Cegueira (inclusive monocular)

– Contaminação por Radiação

– Doença de Paget em estados avançados

– Doença de Parkinson

– Esclerose Múltipla

– Espondiloartrose Anquilosante

– Fibrose Cística

– Hanseníase

– Nefropatia Grave

– Hepatopatia Grave

– Neoplasia Maligna (câncer)

– Paralisia Irreversível e Incapacitante

– Tuberculose Ativa

É muito comum os contribuintes que se encaixam nesses dois critérios não irem atrás de garantir o seu direito à isenção e isso acontece, muitas vezes, por causa do desconhecimento dos benefícios dessa isenção.

LEIA MAIS: Confira o passo a passo para garantir a sua isenção do Imposto de Renda

MOTIVOS PARA IR ATRÁS DA ISENÇÃO DO IR

Se esse é o seu caso, confira, os seis bons motivos para ir atrás do seu direito à isenção do Imposto de Renda agora mesmo.

1) TER DE VOLTA UM DINHEIRO QUE É SEU

Se você é portadora de uma doença grave e está pagando Imposto de Renda em cima da sua aposentadoria, pensão ou rendimento de reforma, você pode receber de volta o valor que você pagou a mais!

Esse reembolso pode ser feito tanto administrativamente quanto judicialmente e pode te devolver até 5 anos dos valores que você pagou indevidamente de Imposto de Renda. Além disso, esse valor é atualizado pela SELIC.

2) CONSEGUIR UM ALÍVIO FINANCEIRO MENSAL

Quando você garante a sua isenção, você passa a economizar no Imposto de Renda todos os meses, o que pode gerar um grande alívio no seu orçamento.

3) FAZER JUSTIÇA TRIBUTÁRIA

Eu sei que já passou pela sua cabeça a ideia de que “imposto é roubo”. Mas, mais importante do que criticar a cobrança dos impostos, é você ir atrás de garantir o seu direito. 

Por isso, é importante você ir atrás da sua isenção do Imposto de Renda, para fazer justiça tributária.

4) ECONOMIZAR EM IMPOSTOS NO FUTURO

A isenção do Imposto de Renda para quem tem doença grave também vale para quem tem uma previdência privada.

Assim, é possível fazer um planejamento tributário para que você possa economizar nos seus impostos mensalmente, durante o período de contribuição, e também na hora de receber o benefício.

5) GARANTIR UMA VIDA MAIS DIGNA, APESAR DA DOENÇA GRAVE

Os valores recebidos de aposentadoria e pensão, muitas vezes, são mais baixos do que os salários que eram recebidos durante o período de trabalho, o que faz com que, muitas vezes, o padrão de vida dos contribuintes diminua.

Por isso, a ideia da isenção é garantir que quem tem uma doença grave possa ter condições de manter uma vida digna apesar dos inconvenientes.

6) QUANTO MAIS VOCÊ DEMORAR PARA IR ATRÁS DA SUA ISENÇÃO DE IR, MAIS DINHEIRO VOCÊ PERDE

A isenção é válida a partir da data de início da doença grave.

Mas, você só pode pedir de volta o Imposto de Renda que você pagou a mais nos últimos 5 anos.

Então, quanto mais você demorar para ir atrás da sua isenção, mais dinheiro você vai deixar para trás.

CONCLUSÃO

Pode ser que você tenha direito à Isenção do Imposto de Renda por ter uma doença grave e não esteja aproveitando todas as vantagens de ir atrás desse seu direito.

Por isso é importante analisar a sua situação e garantir a sua isenção o quanto antes. Quanto mais tempo você demorar, mais dinheiro você vai deixar para trás, nas mãos do governo.

ANÁLISE PROFISSIONAL

Para obter uma análise estratégica do seu caso, com um direcionamento jurídico completo, é só clicar no link abaixo:

QUERO FALAR COM A ADVOGADA.

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá! Como podemos te ajudar?