Frequentemente os contribuintes se perguntem sobre quais documentos precisam estar separado para preparar a Declaração de Imposto de Renda. Por isso, eu separei uma lista com todos os documentos que uma pessoa precisa ter em mãos na hora de fazer a Declaração de IR.
Se esse é o seu caso, confira abaixo a lista com todos os documentos que você precisa:

DOCUMENTOS PESSOAIS
- Cópia de segurança (ou em PDF) da Declaração anterior e do respectivo recibo de entrega.
- Acesso ao gov.br.
- Documento de identificação, como RG e CPF.
- Endereço atualizado, com informações sobre mudanças de endereço no ano anterior.
- Número de título de eleitor.
- Para autônomos, número de cadastro no INSS (PIS ou NIT) e número do registro de classe.
- Dados da conta bancária para recebimento da restituição ou pagamento do imposto de renda.
INFORME DE RENDIMENTO DO EMPREGADOR
Se você trabalha para uma empresa, para um empregador doméstico ou recebe pró-labore da sua empresa, é necessário obter o informe de rendimentos da fonte pagadora. Este documento inclui dados sobre salários, 13º salário, férias, abono, além de descontos de imposto de renda retido na fonte e contribuição previdenciária.
O prazo para receber seu informe de rendimento vai até o último dia útil do mês de fevereiro, portanto se você não receber a sua cópia dentro do prazo, você pode obtê-la no e-CAC e deve informar a omissão à Receita Federal.
INFORME DE RENDIMENTO DOS BANCOS
Os bancos enviam ou disponibilizam online os informes de rendimentos, mas quem não usa internet banking pode obtê-lo em caixas eletrônicos ou nas agências.
Este informe resume rendimentos recebidos, como ganhos tributáveis e isentos, e informações sobre bens e direitos administrados pelo banco. Se você encerrou o vínculo com uma instituição financeira durante o ano, procure a agência para obter o informe relativo ao período em que foi cliente.
INFORME DE RENDIMENTO DE CORRETORAS
Se você movimentou ativos financeiros por meio de gestoras ou corretoras, deve receber um informe anual com saldo em conta e rendimentos recebidos.
Mas, esse informe não é o único documento necessário para incluir suas ações e fundos de investimentos na sua Declaração: também vamos precisar das apurações mensais de compra e venda, notas de corretagem, relatórios da B3 e comprovantes de pagamento de eventuais impostos que foram devidos ao longo do ano.
INFORME DE INSTITUIÇÃO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA OU PÚBLICA
Se você recebe aposentadoria ou possui um plano de previdência privada, é necessário obter o informe de rendimentos da fonte pagadora. A princípio, aposentados pelo INSS, podem obter o informe diretamente no site, com o acesso ao gov.br.
COMPROVANTES DE DESPESAS COM SAÚDE
Guarde notas, recibos e faturas que comprovem as suas despesas médicas e as com os dependentes. Se houve reembolso do plano de saúde, reúna documentos que comprovem o valor pago e reembolsado.
COMPROVANTES DE DESPESAS COM EDUCAÇÃO
Documente gastos com educação (escola, faculdade, pós-graduação) para o titular ou dependentes. Certifique-se de que os comprovantes incluam o nome e CNPJ da instituição.
Porém, lembre-se de que despesas com materiais escolares e atividades extracurriculares não são dedutíveis.
COMPROVANTES DE RECEBIMENTO OU PAGAMENTO DE ALUGUEL
Quem paga ou recebe aluguel deve reunir documentos que comprovem os valores.
Se o imóvel for administrado por uma imobiliária, você vai receber a DIMOB, um informe de rendimentos onde constam os valores que foram pagos e os descontos feitos ao longo do ano.
No caso do imóvel não ser administrado por uma imobiliária, use extratos bancários, cópia dos comprovantes de transferência, ou qualquer outro documento que comprove o pagamento dos valores.
Se o pagamento for feito por um CNPJ, você vai receber um informe de rendimento com os valores que foram pagos e o IR que foi retido ao longo do ano.
COMPROVANTES DE DOAÇÕES FEITAS
Doações a instituições com incentivo fiscal podem ser abatidas do imposto. Para incluir essas deduções na sua Declaração, guarde os comprovantes que incluam informações sobre o doador e a instituição beneficiada.
COMPROVANTES DE RECEBIMENTO DE DOAÇÃO OU HERANÇA
Doações e heranças devem ser declaradas.
Então guarde os contratos, recibos ou comprovantes de transações e, no caso de herança, os documentos do inventário e partilha e cópia da Declaração Final de Espólio.
COMPROVANTES DE PROCESSOS JUDICIAIS
Assim como os demais rendimentos recebidos, se você recebeu valores de processos judiciais, estes valores precisam constar na Declaração de IR. Para isso, reúna documentos que comprovem os valores, incluindo informes de empresas ou extratos bancários.
COMPROVANTES DE POSSE E PROPRIEDADE DE IMÓVEIS E VEÍCULOS
Com a finalidade de preencher a ficha de Bens e Direitos, você vai precisar do comprovante de compra e venda dos seus bens.
No caso de veículos, vamos precisar do CRLV e comprovantes de pagamento.
Para imóveis, vamos precisar da cópia do contrato de compra e venda, cópia do RGI, comprovantes de pagamento e cópia dos documentos que comprovem as benfeitorias feitas ao longo do ano.
COMPROVANTE DE VENDA DE BENS
Se você vender algum bem durante o ano, guarde o contrato de compra e venda e os comprovantes de pagamento. Além disso, também vamos precisar do demonstrativo de apuração de Ganho de Capital e comprovantes de pagamento do IR devido.
COMPRA E VENDA DE ATIVOS NA BOLSA DE VALORES
A fim de incluir os ativos operados na Bolsa de Valores, vamos precisar das notas de corretagem, relatórios da B3, extratos da corretora, controle dos custos e quantidades de ativos, apuração de lucros e prejuízos e comprovante de pagamento do IR.
DEMONSTRATIVO DE CARNÊ LEÃO
Quem recebe rendimentos do exterior ou de pessoas físicas sem vínculo empregatício, primeiramente, precisa fazer o Carnê Leão mensal e, em seguida, incluir essas informações na Declaração de IR.
Para isso, vamos precisar do Carnê Leão, dos comprovantes de rendimentos e despesas e comprovante de pagamento do IR.
DOCUMENTOS DOS DEPENDENTES E ALIMENTANDOS
Para incluir um dependente na Declaração, vamos precisar do nome completo, CPF, data de nascimento e documentos que comprovem a relação de parentesco e dependência.
Para alimentandos, além do nome, CPF e data de nascimento, também precisamos dos comprovantes de pagamento da pensão alimentícia e cópia do acordo ou decisão que fixou o pagamento.
GUARDE TODOS OS DOCUMENTOS
É essencial guardar todos os documentos por 5 anos, pois este é o prazo de fiscalização da Receita Federal. Para bens adquiridos em prestações ou imóveis com benfeitorias, mantenha os documentos por 5 anos após a venda do bem.
LEIA MAIS: Confira como acompanhar o andamento da sua Declaração depois da entrega
No responses yet